O Caos nunca morreu. Bloco intacto e primordial, único monstro digno de adoração , inerte e espontâneo, mais ultravioleta do que qualquer mitologia (como as sombras à Babilônia), a original e indiferenciada unidade-do-ser ainda resplandece, imperturbável como as flâmulas negras frenética e perpetuamente embriagada dos Assassinos.[1]
O caos é anterior a todos os princípios de ordem e entropia, não é nem um deus nem uma larva, seu desejos primais englobam e definem todas coreografia possível, todos éteres e flogísticos sem sentido algum: suas máscaras, como nuvens, são cristalizações da sua própria ausência de rosto.
Tudo na natureza, inclusive a consciência, é perfeitamente real: não há absolutamente nada com o que se preocupar. As correntes da Lei não foram apenas quebradas, elas nunca existiram. Demônios nunca vigiaram as estrelas, o Império nunca começou, Eros nunca deixou a barba crescer.
Não. Ouça, foi isso que aconteceu: eles mentiram, venderam-lhe idéias de bem e mal, infundiram-lhe a desconfiança de seu próprio corpo e a vergonha pela sua condição de profeta do caos, inventaram palavras de nojo para seu amor molecular, hipnotizaram-no com a falta de atenção , entediaram-no com a civilização e todas as suas emoções mesquinhas.
Não há transformação , revolução , luta, caminho. Você já é o monarca de sua própria pele – sua liberdade inviolável espera ser completa apenas pelo amor de outros monarcas: uma política de sonho, urgente como o azul do céu.
Para lograr abrir mão de todos os acentos e hesitações ilusória da história, é preciso evocar a economia de uma Idade da Pedra lendária – xamãs e não padres, bardos e não senhores, caçadores e não policiais, coletores paleoliticamente preguiçosos, gentis como sangue, que ficam nus para simbolizar algo ou se pintam como pássaros, equilibrados sobre a onda da presença explícita, o agora-sempre atemporal.
Agentes do caos lançam olhares ardentes a qualquer coisa ou pessoa capaz de suportar ser testemunha de sua condição , sua febre por lux et voluptas. Estou desperto apenas no que amo e até o limite do terror – todo o resto é apenas mobília coberta, anestesia diária, merda para cérebros, tédio sub-réptil de regimes totalitários, censura banal e dor desnecessária.
Avatares do caos agem com espiões, sabotadores, criminosos do amor louco, nem generosos nem egoístas, acessíveis como crianças, semelhantes a bárbaros, perseguidos por obsessões, desempregados, sexualmente perturbados, anjos terríveis, espelhos para a contemplação , olhos que lembram flores, piratas de todos os signos e sentidos.
Aqui estamos, engatinhando pelas frestas entres as paredes da Igreja, do Estado, da Escola e da Empresa, todos os monolitos paranóicos. Arrancados da tribo pela nostalgia selvagem, escavamos em busca de mundos perdidos, bombas imaginárias.
A última proeza possível é aquela que define a própria percepção , um invisível cordão de ouro que nos conecta: dança ilegal pelos corredores do tribunal. Seu eu fosse beijar você aqui, chamariam isso de um ato de terrorismo – então vamos levar nossos revólveres para a cama e acordar a cidade à meia-noite como bandidos bêbados celebrando a mensagem do sabor do caos com um tiroteio.
Crianças selvagens são crianças que logo a partir dos primeiros anos de vida passaram a viver em completo isolamento da sociedade; são crianças que depois de pouco tempo de vida se perdem da sociedade, vivem como animais, não falam e não andam como pessoas normais. Tais histórias se originaram de relatos relativamente comuns no século XVIII, que descreviam crianças encontradas no campo, tidas como sobrevivido por circunstâncias especiais, desde os primeiros anos de vida, criadas por animais sem contato com humanos e assim se tornando selvagens.
Uma das referências mais conhecidas provêm do filósofo e estadista franco-suiço Jean-Jacques Rousseau (1712 — 1778) publicada como nota em seu livro Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes), em 1754.
Nesse livro Rousseau ao referir-se à origem do homem e distinções deste primeiro homem e animais, cita os relatos de quatro crianças: um de 1344, uma criança encontrada em Hesse na corte do príncipe Henrique; o de uma criança encontrada entre ursos nas florestas da Lituânia, em 1694 comentado por Condillac (1715 – 1780) que afirmava não que ela apresentava nenhum sinal de razão: ”caminhava com pés e mãos, não possuía nenhuma linguagem e formava sons que nada se assemelhavam aos do homem”; e finalmente o caso do “pequeno selvagem” de Hanôver estudado na Inglaterra; e os dois selvagens dos Pirenéus encontrados em 1719. Todos eles incapazes da postura bípede como comenta. 1
Segundo antropólogo Lévi-Strauss, correspondem a anormais congênitos, em que se nota muito claramente, terem sido abandonados por essa causa e não desenvolvidos essas características de imbecilidade (termo da época) por causa do crescimento isolado de toda influência social.
Esse autor nos dá ainda o exemplo recente dos meninos–lobo encontrados na índia em 1911 que nunca chegaram a alcançar o nível normal. Um deles – Sanichar – jamais pode falar mesmo adulto. Segundo Kellog em “More about wolf-children of Índia” 1931, duas crianças foram encontradas juntas, uma delas viveu até os seis anos e desenvolveu um vocabulário de cerca de 100 palavras e correspondia a uma idade mental de dois anos e meio o outro, como referido jamais chegou a falar. Cita também um relatório de 1939 (J. B. Foley. American Journal of Psichology vol. 53, 1940) de uma criança encontrada na África do Sul em 1903, que ficou conhecida como criança–babuíno, apresentava uma idade aproximada entre 12 e 14 anos e uma inteligência correspondente à idiotia. Em ambos os casos as circunstâncias da descoberta eram duvidosas. 2
Em março de 2008, após a divulgação de que o livro, best-seller, e o filme "Survivre avec les loups" (Survival with wolves) ver foram uma fraude, houve um debate importante na mídia francesa (nos jornais, rádio e até na televisão) sobre os numerosos casos falsos de crianças selvagens cegamente credenciados: Embora existam numerosos livros sobre este assunto, quase nenhum deles foi baseado em arquivos, os autores usando dúbias informações impressas de segunda ou terceira mão.
De acordo com o cirurgião francês Serge Aroles, que escreveu um estudo geral sobre crianças selvagens, com base em arquivos (L'Enigme des Enfants-loups or The Enigma of Wolf-children, 2007), 3 quase todos estes casos são fraudes escandalosas ou histórias totalmente fictícias.
São esses relatos:
- Crianças-lobo de Hessian (1304, 1341 e 1344).
- O menino de Bamberg que cresceu entre bovinos (anterior a 1500).
- O menino irlandês criado por ovelhas, relatado por Nicolaes Tulp, em seu livro Observationes Medicae (1672). Serge Aroles dá provas de que esse menino era um menino com deficiência grave exibido por dinheiro.
- As três crianças–urso da Lituânia (1657, 1669, 1694). Segundo o referido autor os arquivos (da rainha da Polônia, 1664-1688)) publicados por Serge Aroles mostram evidências de que estes três casos são totalmente falsos. Houve apenas um menino, encontrado nas florestas, na Primavera de 1663 e levado a capital da Polônia.
- A garota de Oranienburg (1717).
- Os dois meninos dos Pirenéus (1719).
- Peter, o menino selvagem de Hamelin (1724). Uma criança deficiente mental, com anomalias da língua e dos dedos que consta como vivido apenas um ano na selva.
- Marie-Angelique Le Blanc, a menina selvagem de Champagne (França, 1731)/ floresta de Songy (Marne). Segundo Aroles, que já revelou centenas de documentos relativos a esta menina, e publicou 30 delas em sua biografia (2004), afirma que apesar de certas incoerências quanto a sua idade, origem étnica e localização da ocorrência, é o único caso e verdadeiro de uma criança ter sobrevivido 10 anos nas florestas (entre novembro de 1721 a setembro de 1731), e a única criança - selvagem que conseguiu uma reabilitação intelectual completa, tendo aprendido a ler e a escrever.
- A garota-urso de Krupina, Eslováquia (1767). Segundo esse autor não se encontraram vestígios dos seus arquivos em Krupina.
- O adolescente de Kronstadt (1781). Segundo o documento escrito em húngaro publicado por Serge Aroles, é um caso de embuste: O menino, deficiente mental, tinha bócio (hipotiroidismo?) e foi exibido por dinheiro.
- Victor de Aveyron (1797), retratado no filme de 1969, O Menino Selvagem (L'enfant sauvage), de François Truffaut. Uma vez mais, Serge Aroles deu provas de que este famoso caso analisado por Philippe Pinel (1745 — 1826) e Jean Itard (1774 - 1838) não correspondia a uma verdadeira criança-selvagem.
- Amala e Kamala, as meninas criadas por lobos, encontrado em 1920 perto de Midnapore, região de Calcutá, na Índia. De acordo com os arquivos encontrados por Serge Aroles, trata-se de uma escandalosa fraude relativa crianças-lobo: Amala, a mais jovem, morreu um ano após ser encontrada e Kamala era uma menina deficiente mental espancada com um pedaço de pau por seu tutor para obter o comportamento de suposto animal com fins de exposição.
- Ramu, Lucknow, Índia (1954), tomado por um lobo como cria até à idade de 7 anos. Uma vez mais, um embuste, de acordo com Serge Aroles, que conduziu investigações em Lucknow (Índia).
- Criança-gazela da Síria: Segundo Aroles um rapaz com idade em torno de 10 anos, foi encontrado no meio de uma manada de gazelas no deserto sírio na década de 1950, e só foi capturado com a ajuda de um jipe do exército iraquiano, porque ele podia correr a velocidades de até 50 km/h. Típico boato, como são todas as crianças-gazela descritas.
- Criança-gazela do Saara (1960): Menino gazela do Río de Oro (Saara Espanhol), descrito por Jean-Claude Armen. Pseudônimo de Jean-Claude Auger (no livro The Saharan Gazelle Boy. Universe Books, New York, 1971). Segundo o referido trabalho de Aroles após investigações sobre este caso, em 1997, e a recolha de testemunhos na Mauritânia, o próprio autor do esta história (JC Armen) reconheceu que ele tinha escrito um livro de ficção.
- Kaspar Hauser (início do século XIX), retratado no filme de 1974 por Werner Herzog " O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder für sich und Gott gegen alle) Esse adolescente, de cerca de 15 anos, encontrado em Nurembergue recentemente tomado como referência sobre estudo sobre linguagem e realidade por Blikstein, 2003 4 Um dos créditos desse relato, são os escritos do criminalista germânico Feuerbach] (1775 - 1833) autor da obra: Kaspar Hauser. Un delito contra el alma del hombre.
Kaspar Hauser
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Flávia Ribeiro | 01/02/2006 00h00
De acordo com a lenda, os gêmeos Rômulo e Remo, filhos de uma mortal com o
deus Marte, foram abandonados em um cesto no rio Tibre. Ainda bebês, tinham
pouquíssimas chances de sobreviver. Mas uma loba os resgatou, protegeu e
amamentou, permitindo que crescessem saudáveis e fundassem a cidade de Roma em
753 a.C. Sem dúvida, um final feliz. Na vida real, entretanto, crianças criadas
longe do convívio humano nunca fundaram cidades. Esses meninos e meninas,
encontrados em florestas, estradas ou campos, andam de quatro e nus – no máximo,
vestidos com trapos. Em vez de falar, grunhem. Na hora de comer, gostam de carne
crua, frutas e raízes silvestres. E, mais do que tudo, intrigam profundamente os
estudiosos.
O primeiro registro de uma criança selvagem data de 1344: um menino-lobo achado na região de Hesse, na Alemanha, citado pelo filósofo francês Jean-Jacques Rousseau no Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Mas o fenômeno tem ocorrências recentes. Um exemplo é o russo Andrei Tolstyk, abandonado aos 3 meses e criado por cães. Foi descoberto numa parte remota da Sibéria em 2004, aos 7 anos, andando de quatro, latindo e cheirando tudo o que via.
Cada caso novo de criança selvagem bota um pedaço de lenha na fogueira de uma das mais persistentes questões da ciência: existe uma natureza humana? “O homem não nasce humano. Ele possui, sim, a capacidade de tornar-se humano. Aprender a falar uma língua, por exemplo, é uma exclusividade humana que só se realiza com o contato com outros que falem”, diz Luci Banks-Leite, professora de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Nem mesmo a postura bípede se desenvolve se alguém não der a mão antes.” Nas histórias de vida dessas crianças, dois fatores saltam logo aos olhos: primeiro, sua impressionante capacidade de sobreviver nas condições mais adversas: enfrentando frio, calor e, muitas vezes, o ataque de animais. Depois, o árduo caminho que percorrem ao ser educadas para que saiam da condição de selvagens e se tornem “civilizadas”. O isolamento, entretanto, costuma deixar marcas profundas em todas elas. “Algumas perdas são irreversíveis”, diz Luci.
A professora é uma das organizadoras de A Educação de um Selvagem, livro que discute o processo pedagógico do francês Victor, o Selvagem de Aveyron, encontrado abandonado no fim do século 18. Diferentemente de algumas histórias semelhantes que parecem ser lendas ou invenções de charlatães, o caso de Victor é bem documentado. O mesmo ocorre com o alemão Kaspar Hauser e a indiana Kamala de Midnapore. Juntos, representam os três principais tipos de criança selvagem: a que viveu isolada de outros seres humanos, a que foi adotada por animais e a que permaneceu confinada.
Nunca se soube se Victor se perdeu ou foi abandonado por sua família. Sabe-se apenas que viveu em completo isolamento. Foi levado a uma instituição nacional de surdos-mudos, onde Philippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria moderna, o diagnosticou como “acometido de idiotia” e, portanto, não suscetível à socialização e à instrução. Mas Jean Itard discordou de seu mestre e resolveu educar ele mesmo o menino. Escreveu dois relatórios sobre seus progressos: um em 1801, após um ano de trabalho com ele, e outro em 1806. No primeiro, afirma que os hábitos de Victor mostravam as “marcas de uma vida errante e solitária” e demonstravam que ele tinha passado pelo menos sete de seus 12 anos no isolamento. Segundo o médico, o menino dava aos cientistas a incrível oportunidade de “determinar quais seriam o grau de inteligência e a natureza das idéias de um adolescente que, privado desde a infância de qualquer educação, tivesse vivido inteiramente separado dos indivíduos de sua espécie”.
Itard é considerado o pai da educação especial e um precursor da psicologia infantil por seu inovador trabalho com Victor. Mas, apesar de estar à frente de seu tempo, cometeu um erro. O médico, que apostou na disciplina e nas relações sensoriais de causa e efeito para educar o menino, deixou de lado as emoções. “Itard não percebeu o potencial do convívio. O tempo que passava com Victor era apenas o das experiências educacionais que fazia com ele. Dá um passo, inova, é ousado, mas ainda é limitado por não perceber a importância das relações pessoais”, afirma Izabel Galvão, professora de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e também organizadora de A Educação de um Selvagem.
Madame Guérin, a governanta que cuidou de Victor, foi quem estabeleceu com ele uma relação propriamente pessoal. “Até certo ponto, o tratamento que Itard impôs trouxe resultados, mas foi domesticador. Já o de Guérin foi humanizador”, diz a psicóloga Renata Guarido, professora da USP. Em contato com os dois, Victor, ao longo dos anos, tornou-se um rapaz de aparência normal. Aprendeu a mostrar as coisas de que gostava, a sorrir, a pedir e a dar carinho. Mas frustrou Itard, pois jamais aprendeu a falar articuladamente. Era capaz apenas de dizer uma ou outra palavra, como lait (“leite”, em francês). Morreu aos 40 anos.
Kamala tinha cerca de 8 anos e Amala, apenas 1 ano e meio. Carnívoras, bebiam água lambendo e tinham horror à luz. Passavam o dia todo arredias, mas à noite uivavam e grunhiam. A menor sobreviveu dez meses longe dos bosques e morreu, um ano depois, de nefrite (inflamação nos rins). Foi quando Kamala chorou pela primeira vez desde que chegara ao orfanato. “Ela teria chorado se Amala tivesse morrido na selva? Ou será que, no tempo em que conviveu com humanos, a menina aprendeu a chorar?”, questiona a professora Luci. “São perguntas sem resposta. Mas Kamala pode, sim, ter aprendido. O choro e o riso não são apenas reflexos do ser humano. São construídos socialmente.”
A menina mais velha ainda viveu por nove anos. Na época em que morreu, com a mesma doença da irmã, Kamala era uma adolescente de cerca de 17 anos. Havia passado a andar ereta e adquiriu um vocabulário de 50 palavras. Chamava a senhora Singh de “mamá” e chorava com sua ausência. Conversava com todos, inclusive com os médicos. Sua evolução, conseguida com os cuidados do casal Singh, levou o sociólogo francês Lucien Malson, autor de As Crianças Selvagens, a concluir que Kamala não tinha nascido com problemas mentais. “Pelo contrário, a comparação entre seu nível mental aos 8 anos e o que chegou a demonstrar mais adiante manifesta, com toda a evidência, que devia sua triste condição à falta de uma vida familiar em sua infância.”
O adolescente falava, mas só duas frases eram compreensíveis: “eu não sei” e “eu gostaria de ser um cavaleiro como meu pai foi”. Também lia e escrevia rudimentarmente. Com uma pena, mostrou ser capaz de rabiscar seu nome: Kaspar Hauser. Suas origens nunca foram descobertas, mas uma das possibilidades é rocambolesca: ele seria o príncipe de Baden, filho do grão-duque Carlos de Baden e da grã-duquesa Estefania de Beauharnais. Mas, como outros nobres germânicos não queriam que a coroa seguisse nessa linhagem, teriam arrancado o filho do casal e o confinado no porão. Assim como ocorreu com Victor de Aveyron, sua história resultou em inúmeros livros e em um filme, O Enigma de Kaspar Hauser, dirigido pelo alemão Werner Herzog em 1974.
O estranho rapaz foi recolhido por soldados e, mais tarde, levado a morar com o professor George Daumer e a passar temporadas na casa do jurista e filósofo Alselm von Feuerbach, que escreveu sobre ele Beispiel eines Verbrechens am Seelenleben des Menchen (ou “Exemplo de um atentado à vida anímica do homem”, não publicado no Brasil). Nele, conta que Kaspar andava tropeçando, chorava muito e tinha medo de tudo, até de certas cores, como preto e amarelo. Amava os cavalos, trocava qualquer alimento por pão e água e falava de forma estranha. “Poder-se-ia tê-lo tomado por um habitante de outro planeta que milagrosamente chegou à Terra”, escreve Feuerbach.
Kaspar não viveu em total isolamento, como Victor, nem apenas em companhia de animais, como Kamala e Amala. Por isso, ficou mais fácil descobrir parte de sua história, revelada por ele mesmo. Soube-se, por exemplo, que passou a maior parte de sua vida preso em um porão escuro e silencioso, recebendo comida – na maioria das vezes pão e água – por uma fresta. Através dela, ouvia a voz do “Homem”, que lhe ensinou algumas palavras escritas e faladas. Em três anos vivendo na casa de Daumer, Kaspar já tinha um belo vocabulário, embora nunca tenha se ajustado à vida em sociedade. Saiu de casa, tentou viver em outros lugares. Sofreu dois atentados a faca. Sobreviveu ao primeiro, mas faleceu no segundo, aos 22 anos. O autor do crime, segundo se imaginou na época, teria sido o tal “Homem” que o havia mantido trancafiado.
A Educação de um Selvagem – As Experiências Pedagógicas de Jean Itard, Luci Banks-Leite e Izabel Galvão (organizadoras), Cortez, 2000 - Tem artigos sobre Victor de Aveyron e seu relacionamento com o educador Jean Itard. No apêndice, traz os dois relatórios sobre o menino.
Wolf-Children and Feral Man, Joseph Singh e Robert Zingg, Harper, 1942 - Sobre as indianas Amala e Kamala, também trata de outros casos e traz, em anexo, o famoso texto de Alselm von Feuerbach sobre Kaspar Hauser.
O primeiro registro de uma criança selvagem data de 1344: um menino-lobo achado na região de Hesse, na Alemanha, citado pelo filósofo francês Jean-Jacques Rousseau no Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Mas o fenômeno tem ocorrências recentes. Um exemplo é o russo Andrei Tolstyk, abandonado aos 3 meses e criado por cães. Foi descoberto numa parte remota da Sibéria em 2004, aos 7 anos, andando de quatro, latindo e cheirando tudo o que via.
Cada caso novo de criança selvagem bota um pedaço de lenha na fogueira de uma das mais persistentes questões da ciência: existe uma natureza humana? “O homem não nasce humano. Ele possui, sim, a capacidade de tornar-se humano. Aprender a falar uma língua, por exemplo, é uma exclusividade humana que só se realiza com o contato com outros que falem”, diz Luci Banks-Leite, professora de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Nem mesmo a postura bípede se desenvolve se alguém não der a mão antes.” Nas histórias de vida dessas crianças, dois fatores saltam logo aos olhos: primeiro, sua impressionante capacidade de sobreviver nas condições mais adversas: enfrentando frio, calor e, muitas vezes, o ataque de animais. Depois, o árduo caminho que percorrem ao ser educadas para que saiam da condição de selvagens e se tornem “civilizadas”. O isolamento, entretanto, costuma deixar marcas profundas em todas elas. “Algumas perdas são irreversíveis”, diz Luci.
A professora é uma das organizadoras de A Educação de um Selvagem, livro que discute o processo pedagógico do francês Victor, o Selvagem de Aveyron, encontrado abandonado no fim do século 18. Diferentemente de algumas histórias semelhantes que parecem ser lendas ou invenções de charlatães, o caso de Victor é bem documentado. O mesmo ocorre com o alemão Kaspar Hauser e a indiana Kamala de Midnapore. Juntos, representam os três principais tipos de criança selvagem: a que viveu isolada de outros seres humanos, a que foi adotada por animais e a que permaneceu confinada.
Filho do isolamento
A mais célebre criança selvagem inspirou inúmeros livros (alguns científicos,
outros nem tanto) e teve sua vida levada para as telas de cinema pelo diretor
francês François Truffaut no belo O Garoto Selvagem, de 1969. Foi conhecido
primeiro como Selvagem de Aveyron e, mais tarde, chamado de Victor pelo médico e
educador francês Jean Itard, que se encarregou de sua criação. O menino foi
encontrado por caçadores em 1799, com cerca de 12 anos, vagando por bosques na
França. Estava nu, sujo, mordido e arranhado, se alimentava de nozes e raízes.
Tinha 23 cicatrizes causadas por mordidas de animais e outra, no colo, por uma
provável facada. Andava trotando, farejava o que lhe davam, roía os alimentos,
amava os campos e tinha aversão a usar roupas e a comer alimentos cozidos. Não
falava, apenas emitia sons guturais. Seus olhos não se fixavam ou demonstravam
expressão. Seu tato, olfato e audição eram aparentemente insensíveis.Nunca se soube se Victor se perdeu ou foi abandonado por sua família. Sabe-se apenas que viveu em completo isolamento. Foi levado a uma instituição nacional de surdos-mudos, onde Philippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria moderna, o diagnosticou como “acometido de idiotia” e, portanto, não suscetível à socialização e à instrução. Mas Jean Itard discordou de seu mestre e resolveu educar ele mesmo o menino. Escreveu dois relatórios sobre seus progressos: um em 1801, após um ano de trabalho com ele, e outro em 1806. No primeiro, afirma que os hábitos de Victor mostravam as “marcas de uma vida errante e solitária” e demonstravam que ele tinha passado pelo menos sete de seus 12 anos no isolamento. Segundo o médico, o menino dava aos cientistas a incrível oportunidade de “determinar quais seriam o grau de inteligência e a natureza das idéias de um adolescente que, privado desde a infância de qualquer educação, tivesse vivido inteiramente separado dos indivíduos de sua espécie”.
Itard é considerado o pai da educação especial e um precursor da psicologia infantil por seu inovador trabalho com Victor. Mas, apesar de estar à frente de seu tempo, cometeu um erro. O médico, que apostou na disciplina e nas relações sensoriais de causa e efeito para educar o menino, deixou de lado as emoções. “Itard não percebeu o potencial do convívio. O tempo que passava com Victor era apenas o das experiências educacionais que fazia com ele. Dá um passo, inova, é ousado, mas ainda é limitado por não perceber a importância das relações pessoais”, afirma Izabel Galvão, professora de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e também organizadora de A Educação de um Selvagem.
Madame Guérin, a governanta que cuidou de Victor, foi quem estabeleceu com ele uma relação propriamente pessoal. “Até certo ponto, o tratamento que Itard impôs trouxe resultados, mas foi domesticador. Já o de Guérin foi humanizador”, diz a psicóloga Renata Guarido, professora da USP. Em contato com os dois, Victor, ao longo dos anos, tornou-se um rapaz de aparência normal. Aprendeu a mostrar as coisas de que gostava, a sorrir, a pedir e a dar carinho. Mas frustrou Itard, pois jamais aprendeu a falar articuladamente. Era capaz apenas de dizer uma ou outra palavra, como lait (“leite”, em francês). Morreu aos 40 anos.
O choro da menina-loba
Como os lendários irmãos Remo e Rômulo, Kamala e Amala de Midnapore também
foram criadas por lobos – o tipo de bicho que mais acolhe humanos (veja quadro
na página anterior). Em 1920, o reverendo Joseph Singh viajava numa missão
espiritual pela Índia quando soube da lenda de duas meninas que viviam com uma
matilha daqueles animais. Intrigado, partiu atrás delas. Ao encontrá-las, ficou
impressionado: ambas andavam de quatro e, antes de sair da caverna em que se
escondiam, colocavam só a cabeça para fora e olhavam desconfiadas para os lados.
Capturadas, foram encaminhadas ao orfanato da cidade indiana de Midnapore. O
reverendo Singh, que as criou junto com sua mulher, era o diretor da
instituição.Kamala tinha cerca de 8 anos e Amala, apenas 1 ano e meio. Carnívoras, bebiam água lambendo e tinham horror à luz. Passavam o dia todo arredias, mas à noite uivavam e grunhiam. A menor sobreviveu dez meses longe dos bosques e morreu, um ano depois, de nefrite (inflamação nos rins). Foi quando Kamala chorou pela primeira vez desde que chegara ao orfanato. “Ela teria chorado se Amala tivesse morrido na selva? Ou será que, no tempo em que conviveu com humanos, a menina aprendeu a chorar?”, questiona a professora Luci. “São perguntas sem resposta. Mas Kamala pode, sim, ter aprendido. O choro e o riso não são apenas reflexos do ser humano. São construídos socialmente.”
A menina mais velha ainda viveu por nove anos. Na época em que morreu, com a mesma doença da irmã, Kamala era uma adolescente de cerca de 17 anos. Havia passado a andar ereta e adquiriu um vocabulário de 50 palavras. Chamava a senhora Singh de “mamá” e chorava com sua ausência. Conversava com todos, inclusive com os médicos. Sua evolução, conseguida com os cuidados do casal Singh, levou o sociólogo francês Lucien Malson, autor de As Crianças Selvagens, a concluir que Kamala não tinha nascido com problemas mentais. “Pelo contrário, a comparação entre seu nível mental aos 8 anos e o que chegou a demonstrar mais adiante manifesta, com toda a evidência, que devia sua triste condição à falta de uma vida familiar em sua infância.”
Pão, água e morte
Em 1828, um trôpego rapaz de 16 anos, estranhamente vestido, apareceu na
porta de uma casa. Levava em seu bolso um lenço com suas iniciais, um rosário,
orações, um pouco de ouro em pó e uma carta dirigida ao capitão do 4º Esquadrão
do 6º Regimento da Cavalaria de Nuremberg, na Alemanha. Na carta, uma mulher
dizia que aquele era seu filho e que o pai era um membro da Cavalaria. Havia
junto outro bilhete, escrito por alguém que dizia ser um pobre operário a quem o
rapaz fora confiado. As ordens tinham sido bem diretas: manter o jovem
confinado.O adolescente falava, mas só duas frases eram compreensíveis: “eu não sei” e “eu gostaria de ser um cavaleiro como meu pai foi”. Também lia e escrevia rudimentarmente. Com uma pena, mostrou ser capaz de rabiscar seu nome: Kaspar Hauser. Suas origens nunca foram descobertas, mas uma das possibilidades é rocambolesca: ele seria o príncipe de Baden, filho do grão-duque Carlos de Baden e da grã-duquesa Estefania de Beauharnais. Mas, como outros nobres germânicos não queriam que a coroa seguisse nessa linhagem, teriam arrancado o filho do casal e o confinado no porão. Assim como ocorreu com Victor de Aveyron, sua história resultou em inúmeros livros e em um filme, O Enigma de Kaspar Hauser, dirigido pelo alemão Werner Herzog em 1974.
O estranho rapaz foi recolhido por soldados e, mais tarde, levado a morar com o professor George Daumer e a passar temporadas na casa do jurista e filósofo Alselm von Feuerbach, que escreveu sobre ele Beispiel eines Verbrechens am Seelenleben des Menchen (ou “Exemplo de um atentado à vida anímica do homem”, não publicado no Brasil). Nele, conta que Kaspar andava tropeçando, chorava muito e tinha medo de tudo, até de certas cores, como preto e amarelo. Amava os cavalos, trocava qualquer alimento por pão e água e falava de forma estranha. “Poder-se-ia tê-lo tomado por um habitante de outro planeta que milagrosamente chegou à Terra”, escreve Feuerbach.
Kaspar não viveu em total isolamento, como Victor, nem apenas em companhia de animais, como Kamala e Amala. Por isso, ficou mais fácil descobrir parte de sua história, revelada por ele mesmo. Soube-se, por exemplo, que passou a maior parte de sua vida preso em um porão escuro e silencioso, recebendo comida – na maioria das vezes pão e água – por uma fresta. Através dela, ouvia a voz do “Homem”, que lhe ensinou algumas palavras escritas e faladas. Em três anos vivendo na casa de Daumer, Kaspar já tinha um belo vocabulário, embora nunca tenha se ajustado à vida em sociedade. Saiu de casa, tentou viver em outros lugares. Sofreu dois atentados a faca. Sobreviveu ao primeiro, mas faleceu no segundo, aos 22 anos. O autor do crime, segundo se imaginou na época, teria sido o tal “Homem” que o havia mantido trancafiado.
A arte imita a selva
Não faltaram exemplos reais para inspirar os selvagens da ficção
Pyrénée foi criada por um urso e vive nas montanhas dos Pirineus, na França. Personagem principal da aventura que leva seu nome, escrita por Régis Loisel e Philippe Sternis, ela tem uma história impressionante. Assim como a Garota de Issaux, que existiu mesmo e provavelmente serviu de inspiração aos dois autores. A menina tinha 16 anos quando foi encontrada, em 1719, e vivia naquela mesma região montanhosa desde os 8, quando se perdeu durante um passeio. Como a maioria dos jovens selvagens, mal falava e alternava o andar bípede com o quadrúpede. Os ursos, entretanto, não estão entre os que mais costumam acolher humanos. O recorde fica com os lobos: há registros de 25 casos de crianças encontradas vivendo entre eles (acredita-se que o instinto materno de lobas com filhotes justifique o carinho delas por crianças perdidas). O personagem Mogli, inspirado nessas histórias, ficou conhecido no mundo todo após se transformar em animação dos estúdios Disney. Mas, antes disso, o menino-lobo figurava na literatura de primeira linha, presente no clássico O Livro da Selva, de Rudyard Kipling, escrito em 1895. Tanto no livro como no cinema, Mogli foi viver em uma vila de humanos e se adaptou rápido (muito diferente do que costuma ocorrer na realidade). Já o personagem Tarzan se deu tão bem na vida selvagem que acabou virando o “Rei da Selva”. O primeiro dos 24 livros sobre ele, escritos pelo americano Edgar Rice Burroughs, foi lançado em 1914. Tarzan é um nobre que, ainda bebê, acaba perdido na selva africana durante a ocupação do continente pelos ingleses. É encontrado por macacos, que o criam como um deles. Sua saga inspirou desde desenhos animados até filmes como Tarzan, o Homem Macaco, de 1932 – com várias continuações, todas com o ator e nadador Johnny Weissmuller (foto) –, e Greystoke: a Lenda de Tarzan, o Rei das Selvas, de 1984. Levado à Inglaterra, o homem-macaco chegou até a ter um romance com a aristocrata Jane. Na vida real, as nove crianças achadas vivendo entre macacos – sete delas na África – passaram por muita dificuldade nas suas tentativas de ressocialização.Mãe natureza abandonada
Para o bem ou parao mal, é a sociedadeque nos faz humanos
Em 1750, o filósofo iluminista francês Jean-Jacques Rousseau publicou seu Discurso sobre as Ciências e as Artes, no qual lançou a controversa teoria de que as ciências e as artes corrompem o homem. Naquele livro, ele argumentava a favor de uma “volta à natureza”, defendendo a tese de que “o homem é naturalmente bom”, mas acaba perdendo a bondade inicial conforme avança a civilização. Essa idéia do “bom selvagem” nortearia toda a obra de Rousseau. Quatro anos depois, ele voltaria ao tema no Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Aqui ele comenta cinco casos de crianças perdidas, incluindo o menino-lobo de Hesse, encontradoaos 7 anos, e a Garota de Issaux, achada nos Pirineus. Para Rousseau, o fato de esses meninos e meninas andarem de quatro acontecia por uma eventual imitação dos quadrúpedes, e não por características humanas naturais. O “bom selvagem”, na verdade, andaria sobre os dois pés, além de ser inteligente e generoso. Em 1928, Edwin Ewart Aubrey, um filósofo e teólogo escocês, levou a discussão adiante, defendendo a tese de que, para agir como humano, um indivíduo tem que ser criado por humanos. “O homem não nasce como um ser cultural já completo, com instintos inalienáveis, que determinem o curso inevitável de seu desenvolvimento”, disse. A conclusão de Aubrey foi a de que “a ‘humanidade’ do homem aparece no contato social, tornando-se parte do indivíduo”. Os meninos e meninas selvagens encontrados ao longo dos séculos foram, portanto, tolhidos em suas potencialidades humanas (vivessem eles confinados, isolados ou entre animais). “Hoje é mais fácil perceber que as histórias de crianças selvagens demonstram que o comportamento humano não é inato, mas aprendido”, diz a professora Izabel Galvão. “Mas a discussão sobre natureza humana permanece atual, pois entra nos terrenos de biotecnologia, clonagem e robótica.”Saiba mais
Livros
As Crianças Selvagens: Mito e Realidade, Lucien Malson, Civilização, 1978 -
Tradução portuguesa do livro Les Enfants Sauvages, de 1963, faz um inventário de
crianças selvagens e analisa seus tipos mais representativos.A Educação de um Selvagem – As Experiências Pedagógicas de Jean Itard, Luci Banks-Leite e Izabel Galvão (organizadoras), Cortez, 2000 - Tem artigos sobre Victor de Aveyron e seu relacionamento com o educador Jean Itard. No apêndice, traz os dois relatórios sobre o menino.
Wolf-Children and Feral Man, Joseph Singh e Robert Zingg, Harper, 1942 - Sobre as indianas Amala e Kamala, também trata de outros casos e traz, em anexo, o famoso texto de Alselm von Feuerbach sobre Kaspar Hauser.
Site
www.feralchildren.com - O site, em
inglês, enumera dezenas de histórias de crianças selvagens, com dicas de leitura
sobre elas.
Crianças Selvagens
Capítulo de
"Caos, os Panfletos do Anarquismo Ontológico"
(parte um de "Z. A. T.")
O INSONDÁVEL CAMINHO LUMINOSO da lua cheia —
meia-noite em meio a Maio em algum Estado que começa
com "I", tão bidimensional que dificilmente pode-se
dizer que possui alguma geografia — os raios tão
prementes & tangíveis que precisas traçar as nuances
para pensar com palavras.
Está fora de questão escrever para as Crianças Selvagens. Elas pensam em imagens — para eles a prosa é um código ainda não completamente digerido & ossificado, assim como nunca é completamente confiável para nós.
Podes escrever sobre eles, para que outros que perderam a cadeia prateada possam seguir adiante. Ou escrever por eles, fazendo da ESTÓRIA & do EMBLEMA um processo de sedução dentro de tuas próprias memórias paleolíticas, um bárbaro engodo para a liberdade (caos como o CAOS o entende).
Para esta espécie do outro mundo, ou "terceiro sexo", les enfants sauvages, a fantasia & a Imaginação ainda permanecem indiferenciadas. Um BRINCAR desenfreado: ao
único & mesmo tempo a fonte de nossa Arte & de todos os mais raros eros da raça.
Abraçar a desordem como manancial de estilo & depósito voluptuoso, ponto fundamental de nossa civilização alienígena & oculta, nossa estética conspiratória, nossa espionagem lunática — esta é a ação (vamos encarar os fatos) tanto de um artista de qualquer tipo como de alguém de dez ou treze anos de idade.
Crianças cujos sentidos clarificados lhes revela uma brilhante feitiçaria de lindo prazer que reflete algo ferino & obsceno na natureza da própria realidade: anarquistas ontológicos naturais, anjos do caos — seus gestos & odores corporais espalham a seu redor uma floresta de presença, uma completa hiléia de presciência com cobras, armas ninja, tartarugas, xamanismo futurista, incrível bagunça, mijo,
fantasmas, luz do sol, punheta, ovos & ninhos de aves — agressão exultante contra os adultos ranzinzas daqueles Planos Inferiores tão impotentes para englobar tanto epifanias destrutivas quanto criações sob a forma de extravagâncias, frágeis mas
suficientemente afiados para fatiar o luar.
E ainda assim os habitantes destas dimensões inferiores de águas revoltas realmente acreditam que controlam os destinos das Crianças Selvagens — & cá em baixo, tais crenças nocivas efetivamente esculpem a maior parte da substância do cotidiano.
Os únicos que realmente desejam compartilhar o destino daninho daqueles fugitivos selvagens ou guerrilhas menores ao invés de ditá-las, os únicos que podem entender que acalentar & desatrelar são o mesmo ato — estes são em sua maioria artistas, anarquistas, pervertidos, hereges, um bando à parte (tanto um do outro quanto do mundo), ou capazes de se encontrar apenas como devem crianças selvagens, cravando olhares atentos através de uma mesa de jantar enquanto os adultos tagarelam por detrás de suas máscaras.
Muito jovens para estarem em uma gangue de motoqueiros —fracassados, dançarinos de rua, poetas escassamente pubescentes de cidadezinhas planas e perdidas — um milhão de fagulhas caindo dos foguetes de Rimbaud & Mogli — esguios terroristas cujas bombas
espalhafatosas são condensadas de amor polimórfico & dos preciosos quinhões de cultura popular — pistoleiros punks sonhando em furar suas orelhas, ciclistas animistas deslizando na penumbra de estanho através de ruas ponteadas por flores acidentais — nudistas ciganos fora de temporada, sorridentes e dissimulados ladrões de totems de poder, escassos trocados & facas com lâmina de pantera — nós os sentimos em todos os lugares — nós publicamos esta oferta para negociar a corrupção de nossa própria lux et gaudium por sua perfeita torpeza gentil.
Então entenda: nossa realização e nossa liberação dependem da deles — não porque nós arremedamos a Família, aqueles "avarentos de amor" que mantêm reféns para um futuro banal, nem o Estado que nos educa para afundar sob o horizonte de eventos de uma "utilidade" tediosa — Não — mas porque nós & eles, os selvagens, somos imagens uns dos outros, unidos & confinados por aquela cadeia prateada que define o âmbito da
sensualidade, da transgressão & da visão.
Dividimos os mesmos inimigos & nossos meios de fuga triunfante são também os mesmos: um jogo delirante e obssessivo, fortalecido pelo brilho espectral dos lobos & suas crianças.
"Caos, os Panfletos do Anarquismo Ontológico"
(parte um de "Z. A. T.")
O INSONDÁVEL CAMINHO LUMINOSO da lua cheia —
meia-noite em meio a Maio em algum Estado que começa
com "I", tão bidimensional que dificilmente pode-se
dizer que possui alguma geografia — os raios tão
prementes & tangíveis que precisas traçar as nuances
para pensar com palavras.
Está fora de questão escrever para as Crianças Selvagens. Elas pensam em imagens — para eles a prosa é um código ainda não completamente digerido & ossificado, assim como nunca é completamente confiável para nós.
Podes escrever sobre eles, para que outros que perderam a cadeia prateada possam seguir adiante. Ou escrever por eles, fazendo da ESTÓRIA & do EMBLEMA um processo de sedução dentro de tuas próprias memórias paleolíticas, um bárbaro engodo para a liberdade (caos como o CAOS o entende).
Para esta espécie do outro mundo, ou "terceiro sexo", les enfants sauvages, a fantasia & a Imaginação ainda permanecem indiferenciadas. Um BRINCAR desenfreado: ao
único & mesmo tempo a fonte de nossa Arte & de todos os mais raros eros da raça.
Abraçar a desordem como manancial de estilo & depósito voluptuoso, ponto fundamental de nossa civilização alienígena & oculta, nossa estética conspiratória, nossa espionagem lunática — esta é a ação (vamos encarar os fatos) tanto de um artista de qualquer tipo como de alguém de dez ou treze anos de idade.
Crianças cujos sentidos clarificados lhes revela uma brilhante feitiçaria de lindo prazer que reflete algo ferino & obsceno na natureza da própria realidade: anarquistas ontológicos naturais, anjos do caos — seus gestos & odores corporais espalham a seu redor uma floresta de presença, uma completa hiléia de presciência com cobras, armas ninja, tartarugas, xamanismo futurista, incrível bagunça, mijo,
fantasmas, luz do sol, punheta, ovos & ninhos de aves — agressão exultante contra os adultos ranzinzas daqueles Planos Inferiores tão impotentes para englobar tanto epifanias destrutivas quanto criações sob a forma de extravagâncias, frágeis mas
suficientemente afiados para fatiar o luar.
E ainda assim os habitantes destas dimensões inferiores de águas revoltas realmente acreditam que controlam os destinos das Crianças Selvagens — & cá em baixo, tais crenças nocivas efetivamente esculpem a maior parte da substância do cotidiano.
Os únicos que realmente desejam compartilhar o destino daninho daqueles fugitivos selvagens ou guerrilhas menores ao invés de ditá-las, os únicos que podem entender que acalentar & desatrelar são o mesmo ato — estes são em sua maioria artistas, anarquistas, pervertidos, hereges, um bando à parte (tanto um do outro quanto do mundo), ou capazes de se encontrar apenas como devem crianças selvagens, cravando olhares atentos através de uma mesa de jantar enquanto os adultos tagarelam por detrás de suas máscaras.
Muito jovens para estarem em uma gangue de motoqueiros —fracassados, dançarinos de rua, poetas escassamente pubescentes de cidadezinhas planas e perdidas — um milhão de fagulhas caindo dos foguetes de Rimbaud & Mogli — esguios terroristas cujas bombas
espalhafatosas são condensadas de amor polimórfico & dos preciosos quinhões de cultura popular — pistoleiros punks sonhando em furar suas orelhas, ciclistas animistas deslizando na penumbra de estanho através de ruas ponteadas por flores acidentais — nudistas ciganos fora de temporada, sorridentes e dissimulados ladrões de totems de poder, escassos trocados & facas com lâmina de pantera — nós os sentimos em todos os lugares — nós publicamos esta oferta para negociar a corrupção de nossa própria lux et gaudium por sua perfeita torpeza gentil.
Então entenda: nossa realização e nossa liberação dependem da deles — não porque nós arremedamos a Família, aqueles "avarentos de amor" que mantêm reféns para um futuro banal, nem o Estado que nos educa para afundar sob o horizonte de eventos de uma "utilidade" tediosa — Não — mas porque nós & eles, os selvagens, somos imagens uns dos outros, unidos & confinados por aquela cadeia prateada que define o âmbito da
sensualidade, da transgressão & da visão.
Dividimos os mesmos inimigos & nossos meios de fuga triunfante são também os mesmos: um jogo delirante e obssessivo, fortalecido pelo brilho espectral dos lobos & suas crianças.
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