maldito transgressor

maldito transgressor
A hipnose é tão aconchegante...
O costume a inércia...
A responsabilidade em ser inteiro adormecida...
A verdade miando lá fora na chuva...
A Televisão que faz o tempo passar tão rápido e confortável...

Não ouço mais os gritos seus
Não ouço mais os gritos meus
Não ouço mais os gritos
Não ouço mais
Não ouço
Não
Ñ
~

HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

domingo, 2 de junho de 2013

Sobre Gênios e Loucos


Sobre Gênios e Loucos
O ESCRITOR RUSSO Liev Nicoláievitch Tolstói (1828-1910), em quadro de Ilia Repin (1891). Liev Tolstói durante Repouso na Floresta. Coleção da Galeria Tretiakov, Moscou

Muitas pessoas já me caracterizaram como louco", escreveu certa vez Edgar Allan Poe 
(1809-1849). "Resta saber se a loucura não representa, talvez, a forma mais elevada de 
inteligência." Nessa sua suspeita de que genialidade e loucura talvez estejam intimamente 
entrelaçadas, o escritor americano não estava sozinho. Muito antes, Platão mostrara acreditar
em uma espécie de "loucura divina" como base fundamental de toda criatividade.

Uma lista interminável de artistas célebres, parte deles portadores de graves transtornos 
psíquicos, parece confirmar o ponto de vista do filósofo grego. Vincent van Gogh,
Paul Gauguin, Lord Byron, Liev Tolstói, Serguei Rachmaninov, Piotr Ilitch Tchaikóvski, 
Robert Schumann - o célebre poder criativo de todos eles caminhava lado a lado com uma 
instabilidade psíquica claramente dotada de traços patológicos. Variações extremas de humor,
 manias, fixações, dependência de álcool ou drogas ainda hoje atormentam a vida de muitas 
mentes criativas.




SERÁ MERA COINCIDÊNCIA?

No início do século XX, a busca pelas raízes da genialidade era um dos temas mais palpitantes da 
investigação psicológica. Cientistas de ponta tinham poucas dúvidas de que certos males psíquicos 
davam asas à imaginação. "Quando um intelecto superior se une a um temperamento psicopático, 
criam-se as melhores condições para o surgimento daquele tipo de genialidade efetiva que entra 
para os livros de história", sentenciava o filósofo e psicólogo americano William James (1842-1910). 
Pessoas assim perseguiriam obsessivamente suas idéias e seus pensamentos - para seu próprio bem 
ou mal -, e isso as distinguiria de todas as outras.

Sigmund Freud também se interessou pelo assunto. Convicto de que encontraria "algumas verdades 
psicológicas universais", analisou vida e obra de artistas e escritores famosos, buscando pistas de transtornos 
mentais. Mas foi somente a partir dos anos 70 que Nancy Andreasen, psiquiatra da Universidade de Iowa, 
começou a investigar de forma sistemática a suposta ligação entre genialidade e loucura. Participaram de 
sua experiência 30 escritores cujo talento criativo havia sido posto à prova na renomada oficina de autores 
da universidade.

(Mais sobre Arthur Bispo do Rosário - http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/as_artes_de_arthur_bispo
_do_rosario.html
http://mazaroio.blogspot.com.br/2008/04/arthur-bispo-do-rosrio.html)







Andreasen examinou essas personalidades à procura de distúrbios psíquicos e comparou os dados obtidos aos 
daqueles grupos de um grupo de controle: 80% dos escritores relataram perturbações regulares do humor, 
ante 30% no grupo de controle. Quarenta e três por cento dos artistas satisfaziam os critérios para o 
diagnóstico de uma ou outra forma de patologia maníaco-depressiva, o que, no grupo de controle, só se 
verificou em uma a cada dez pessoas. Durante o estudo, dois escritores cometeram suicídio - dado 
que, segundo Andreasen, não seria estatisticamente significativo. A psiquiatra comprovou pela primeira 
vez e com métodos científicos que, por trás da suposta conexão entre criatividade elevada e psique 
enferma, haveria algo mais que o mero e surrado lugar-comum.

Em 1983, Kay Redfield Jamison conduziu um estudo em que obteve resultados claros e semelhantes. 
Psicóloga da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, ela contatou 47 pintores e poetas britânicos 
renomados. Seguindo os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), 
examinou a presença de transtornos de humor caracterizados por fases depressivas.






Segundo o Manual, esses transtornos são marcados por estados depressivos que duram de duas a quatro 
semanas e prejudicam sensivelmente o cotidiano dos pacientes, que não conseguem animar-se para nada, 
sofrem perturbações da concentração e do sono e têm pensamentos negativos beirando o desespero total.
A presença desses sintomas aponta para o chamado transtorno depressivo maior. Mas, além desse, 
há também os transtornos bipolares, nos quais fases depressivas são alternadas com picos de euforia - 
os episódios maníacos. Nesse caso, os pacientes quase não dormem, estão sempre ocupados com alguma 
coisa, seus pensamentos saltam de um tema a outro e eles atribuem a suas idéias - e, em geral, também 
a si próprios - grandeza absoluta.

Tais males psíquicos, caracterizados como depressões maníacas, estão entre os transtornos de humor 
pelos quais Jamison procurava em seu estudo. Ela constatou que quase 40% dos artistas examinados 
haviam requerido ajuda médica alguma vez na vida - taxa 30 vezes mais alta que a verificada entre a 
média da população. A corporação dos escritores revelou ser a que sofria dos problemas psíquicos 
mais severos. Um a cada dois poetas já havia recorrido a tratamento psiquiátrico em virtude de depressão 
ou episódios maníacos.




Na década de 80, Hagop Aksikal entrevistou outros 20 artistas europeus, tendo por base os critérios do DSM. 
Dois terços deles sofriam de episódios depressivos recorrentes, muitas vezes combinados com os chamados 
estados hipomaníacos - forma menos pronunciada da mania. Como constatou esse psicólogo da Universidade
da Califórnia, em San Diego, metade dos artistas tinha enfrentado depressão em algum momento da 
vida. Tendência semelhante, aliás, Aksikal já havia observado entre músicos de blues nos Estados Unidos.

Com base nessas pesquisas, Jamison concluiu que o grande número de artistas com diagnóstico de 
depressão ou de transtornos bipolares já não podia ser atribuído ao acaso. A pesquisadora admitia 
deficiências metodológicas também em seu próprio estudo - por exemplo, o número demasiadamente 
reduzido da amostra -, mas a conexão entre instabilidade psíquica e potencial criativo era evidente.






Ruth L. Richards e colegas da Harvard Medical School, em Boston, tentaram abordar a questão de outro 
ponto de vista. Em vez de saírem em busca de males psíquicos em artistas reconhecidos, inverteram a 
pergunta: portadores de enfermidades psíquicas seriam particularmente criativos? Eles examinaram a 
criatividade de 17 pacientes com depressão maníaca manifesta e de 16 ciclotímicos - a forma mais amena 
do transtorno bipolar -, com base na chamada Lifetime -Creativity Scale.

Nessa escala de criatividade influenciam não apenas os testes relacionados ao pensamento inovador e 
original, mas também o desempenho criativo nas esferas pessoal e profissional. Os pacientes 
saíram-se melhor que o grupo de pessoas utilizado para comparação, composto de indivíduos sem qualquer 
histórico psiquiátrico.
O tipo de transtorno desempenhou aí papel bastante decisivo. Os participantes ciclotímicos revelaram-se 
muito mais criativos. Além disso, ficaram atrás de seus familiares sem distúrbios psíquicos evidentes, 
também avaliados. A hipótese aventada pelos pesquisadores foi, portanto, a de que os parentes dos 
pacientes talvez tendessem à instabilidade psíquica, cuja manifestação neles se daria de forma tão amena 
que não lhes causaria problemas. "É possível que pessoas com tendência reduzida, talvez até 
imperceptível, à instabilidade bipolar sejam mais criativas", concluíram os pesquisadores.






















Nesse meio tempo, o pensamento aguçado, de criatividade incomum, e a produtividade elevada 
passaram até mesmo a serem considerados indícios no diagnóstico de fases maníacas. Mas como 
uma enfermidade tão perturbadora e destrutiva pode incrementar nosso poder criativo? Afinal, 
normalmente reina o caos entre os maníaco-depressivos, tanto no aspecto profissional quanto no 
pessoal. Em meio a episódios maníacos, endividam-se, mergulham em relacionamentos duvidosos e 
aventuras sexuais sem medir as conseqüências. Agressões e até mesmo alucinações integram o quadro. 
Então, a esse apogeu temporário segue-se sempre o mergulho em depressão profunda.

O psicólogo americano Joy Paul Guilford (1897-1987) definiu criatividade como a capacidade de, diante 
de um problema, "encontrar respostas incomuns, de associação longínqua". Para chegar a uma idéia 
original, abandonam caminhos já trilhados e pensam de modo diferente. O intelecto, então, não se aferra 
à busca de uma única solução correta, mas move-se em diversas direções. Quanto mais fluentes e livres 
jorrarem os pensamentos, melhor.

São precisamente esses talentos que os portadores de transtornos bipolares exibem em abundância na 
fase maníaca. Seu cérebro trabalha à toda, despejando idéias nada convencionais. Essa imensa produção 
está longe de resultar apenas em coisas sensatas, mas pouco importa: a massa de idéias que brota da 
mente maníaca eleva a probabilidade de que haja entre elas alguns lampejos mentais "genuínos".
O psicólogo Eugen Bleuler, contemporâneo de Freud, via aí o elo procurado entre genialidade e doença 
mental. "Mesmo que apenas os casos amenos produzam algo de valor, o fato de neles as idéias 
fluírem com mais rapidez e, sobretudo, de as inibições desaparecerem estimula as capacidades artísticas."

Também para Jamison, o segredo está no pensamento rápido e flexível, bem como no dom de unir coisas 
que, à primeira vista, não possuem qualquer conexão entre si. O que Bleuler, no passado, só podia supor 
hoje é confirmado por estudos científicos. Assim, pacientes de hipomania mostram superioridade em testes 
de associação de palavras: num espaço de tempo delimitado e com uma palavra dada, são capazes de 
associar quantidade bem maior de conceitos que pessoas em perfeitas condições psíquicas. Dão menos 
respostas estatisticamente "normais" que as do grupo de controle, mas encontram soluções heterodoxas 
em número três vezes maior.

Hipomaníacos chamam a atenção também por seu modo de falar. Tendem a fazer uso de rimas e empregam 
com freqüência associações sonoras, tais como as aliterações. Além disso, seu vocabulário compreende em 
média três vezes mais neologismos que o de uma pessoa saudável. E mais: nos pacientes em fase 
maníaca, a rapidez do processo de pensamento traduz-se numa elevação do quociente de inteligência.

Maníaco-depressivos exibem também certas qualidades não cognitivas muito úteis aos artistas. Robert 
DeLong, psicólogo da Harvard Medical School, pediu a um grupo de crianças, todas com sinais precoces 
de transtorno bipolar, que fizesse desenhos sobre um tema.
Na comparação com o grupo de controle, não apenas seu nítido e transbordante poder de imaginação 
chamou atenção. DeLong ficou ainda mais impressionado com a extraordinária capacidade de concentração 
dessas crianças, que se dedicaram durante horas à tarefa, sem se deixar distrair por coisa alguma. 
Como resultado, seu brilhantismo revelou-se tanto no desempenho espantoso da memória quanto nos 
desenhos detalhados.



Energia fabulosa e concentração total caracterizam também as fases criadoras de muitos pintores, 
escultores, escritores e poetas. Muitos deles varam noites escrevendo ou passam horas sem fim no ateliê, 
sem dormir.

LIMIAR DA LOUCURA

Nancy Andreasen acrescenta outra explicação: "o sistema nervoso, afinadíssimo", simplesmente perceberia 
mais informações sensoriais, transformando-as em idéias criativas. Embora sem comprovação definitiva, 
a psicóloga supõe que a causa seja "um defeito nos processos cognitivos que filtram esses estímulos".

No final de 2003, Shelley Carson, da Universidade de Harvard, e Jordan Peterson, da Universidade de 
Toronto, descobriram que Andreasen estava certa. Eles recrutaram 25 estudantes que haviam se destacado 
por seu desempenho criativo extraordinário e, com auxílio de um teste, puderam determinar a chamada 
inibição latente em cada um deles - mecanismo cognitivo que exclui do fluxo contínuo de dados sensoriais 
aqueles que a experiência já demonstrou serem de pouca valia. Nos colegas não criativos, esse processo de 
filtragem inconsciente se revelou nitidamente mais pronunciado.

Em decorrência da menor inibição latente, pessoas criativas acolhem mais impressões de seu entorno. Mas há 
também o outro lado dessa moeda. "Quando uma pessoa tem 50 idéias diferentes, o provável é que só duas 
ou três sejam boas de fato", explica Peterson. "É necessário saber diferenciar essas idéias para não 
submergir em meio a tantas delas. Daí a importância da inteligência e da memória operacional para evitar que
as mentes criativas se afoguem numa torrente de informações", conclui.
Será que os pacientes de transtorno bipolar ultrapassam o limiar da loucura por quase sufocar sob a massa 
enorme de idéias e pensamentos? Para Carson e Peterson, isso é precisamente o que sua experiência 
deixa claro: "Um grau reduzido de inibição latente associado a uma extraordinária flexibilidade de 
pensamento pode, sob certas circunstâncias, predispor o indivíduo às doenças mentais ou, sob outras 
circunstâncias, a façanhas criativas".

Nessa questão, Jamison - que também sofre de depressões maníacas - defende uma tese interessante. 
Ela acredita que o mergulho recorrente na depressão evita que portadores de transtorno bipolar se 
percam em pensamentos e idéias obscuras. Indivíduos depressivos - atormentados por dúvidas, insegurança
e hesitação - teriam um juízo mais realista das coisas. Seu "mecanismo interno de edição", como 
Jamison o denomina, operaria com a correspondente sensibilidade, ou seja, verificaria a utilidade das idéias 
produzidas pela mente hiperativa e excluiria as cores berrantes do excesso. Sendo assim, todas as idéias 
que, na fase maníaca, se revelam grandiosas, seriam submetidas ao crivo de um extremo rigor crítico.

Já o pioneiro Guilford via o segredo- do pensamento criativo na capacidade de estabelecer um vínculo 
entre o racional e o irracional, o conhecido e o desconhecido, o convencional e o não convencional. 
Se, porém, a criatividade brota dessas oposições, espíritos criativos arriscam-se continuamente a ir 
longe demais com suas idéias e seus pensamentos, ultrapassando as fronteiras do inteligível.




ARTE COMO TERAPIA

Uma rápida visita aos livros de história nos mostra como é tênue a linha que separa a genialidade da loucura. 
Seja a visão heliocêntrica do mundo de Copérnico ou a teoria da evolução de Darwin, muitos lampejos 
geniais foram a princípio recriminados como produto de um cérebro doentio. Hoje, porém, ninguém mais 
duvida da saúde psíquica de tais personalidades.
Mas não são poucos os psicólogos que sustentam que portadores de doenças psíquicas com freqüência 
trabalham em áreas criativas apenas porque a atividade artística os ajuda a proteger a própria mente da 
destruição. "A literatura me pegou pela mão e me salvou da loucura", ponderava a poeta americana Anne 
Sexton (1928-1974), que, em virtude de uma grave psicose, vivia sendo internada em clínicas psiquiátricas.

Criatividade como saída para a crise? Residiria aí o famigerado vínculo entre poder de criação e sofrimento 
psíquico? O fato de tantos pacientes psiquiátricos se beneficiarem de terapias envolvendo a pintura, a 
dança ou a música parece confirmar essa hipótese. Contudo, dois fatos não devem ser esquecidos: a 
maioria dos doentes não demonstra possuir fantasia extraordinária nem criatividade especial; tampouco a 
maioria dos escritores, poetas, músicos, designers, escultores ou pintores reconhecidos revela-se portadora de 
algum distúrbio mental.

A imagem excessivamente utilizada e romantizada do gênio maluco desacredita em certa medida o trabalho, o 
caráter e o estado mental dos que lidam com arte. E o fato de muitos artistas com enfermidades psíquicas 
terem recusado tratamento, no passado, talvez tenha contribuído para essa visão distorcida. O pintor 
norueguês Edvard Munch (1862-1944), por exemplo, que era maníaco-depressivo, temia que uma 
terapia pudesse extinguir seu poder criativo. "Prefiro continuar sofrendo desses males, porque são parte de 
mim e de minha arte", declarou. Sem ajuda médica, porém, corre-se o risco de que depressões e transtornos 
bipolares se acentuem com o tempo. Munch teve sorte: estava relativamente bem nos últimos anos de vida. 
Uma declaração da escritora americana Sylvia Plath nos diz um pouco sobre o sofrimento de artistas 
vítimas de distúrbios psíquicos: "Quando se tem uma doença mental, ser um doente mental é tudo que se 
faz, o tempo todo [...] Quando eu era louca, isso era tudo que eu era". Em casa, na manhã de 11 de fevereiro
de 1963, essa poeta de extremo talento, vítima de depressão grave, abriu a torneira do gás. Tinha 30 anos.

- Tradução de Sergio Tellaroli




Concluída a escola, o jovem Vincent van Gogh vai trabalhar na compra e venda de objetos de arte, primeiro 
em Haia, depois em Londres. A infelicidade no amor o lança na primeira depressão grave. Seus 
pensamentos voltam-se para a religião. Passa quatro anos na Bélgica trabalhando como pastor. Ali, ajuda no 
que pode e luta pelos direitos das pessoas. Contudo, isso desagrada a Igreja, da qual é expulso, fazendo-o 
mergulhar em nova crise. "Minha única angústia é descobrir como posso ser útil ao mundo", escreve ao irmão 
Theo, seu mais íntimo confidente.

Somente aos 27 anos, Vincent decide ser pintor. Lança-se ao trabalho com enorme intensidade. Em 1886, 
vai viver com Theo em Paris, onde sua saúde piora. Começa a sofrer de cãibras na mão esquerda. Passados 
os acessos, fica perturbado e a memória falha por breves períodos - primeiro indício da epilepsia diagnosticada 
mais tarde. O gosto do pintor pelo absinto contribui para o agravamento de seu estado. Sabe-se hoje que a 
bebida contém uma substância que favorece ataques epilépticos e psicoses. Seu temperamento explosivo e 
as oscilações de humor o tornam persona non grata para vários de seus conhecidos. "É como se fossem 
duas pessoas: uma delas, de grande talento, culta e sensível; a outra, egoísta e fria de sentimentos", descreve
Theo.

No início de 1888, Vincent vai para o Sul da França, "cansado e desesperado", como ele próprio diz. Ali, 
sintomas de um grave transtorno psíquico manifestam-se com crescente nitidez. Períodos de atividade 
febril alternam-se com apatia e esgotamento total - sinais típicos de depressão maníaca. Sentindo-se só, 
pede ao amigo Paul Gauguin que se junte a ele. Juntos, os dois pintores fundam o "Estúdio do Sul". 
Mas este relacionamento deteriora, culminando numa catástrofe: em dezembro de 1888, van Gogh 
o ameaça com uma navalha e termina por amputar a própria orelha.

No hospital, o primeiro diagnóstico: psicose grave. O médico Felix Rey também suspeita de epilepsia larvada, 
em que os acessos convulsivos têm forma bastante amena. Em compensação, imperam outras ocorrências 
psíquicas e o paciente oscila entre euforia extrema e depressão profunda, acompanhadas de angústia e 
insônia. Alucinações e mania de perseguição integram o quadro dos sintomas, bem como pronunciada 
emotividade, que, com freqüência, culmina em solicitude exagerada ou religiosidade extrema.

A epilepsia de lobo temporal é tida como a explicação mais provável para o perturbado estado mental de 
van Gogh. Rey o trata com brometo de potássio. Passados alguns dias, o artista se recupera. Embora o 
médico chame sua atenção para os perigos do absinto, o pintor o ignora. Essa é uma das razões para 
as várias recaídas, que requerem repetidas internações. Seu estado psíquico é tão instável que, em maio 
de 1889, interna-se espontaneamente no sanatório de Saint Rémy.

O médico da instituição confirma a epilepsia, mas suspende o tratamento com brometo de potássio. Apesar 
dos episódios de uma grave psicose, van Gogh produz no ano seguinte mais de 300 obras. Depois, muda-se 
para Auvers-sur-Oise, nas proximidades de Paris. Nos campos ao redor de Auvers, pinta algumas de suas 
grandiosas paisagens. Em carta a Theo, menciona que gostaria de aumentar sua paleta de cores e pede 
apoio ao irmão. Três dias depois, o grande artista se mata com um tiro no peito.
fonte original - http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/sobre_genios_e_loucos.html

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