Nesse processo de Amor Talhado, além das pesquisas pessoais de Danilo,
uma nova abordagem foi proposta por Cristiano
Karnas com a assistência de sua colaboradora Larissa Salgado, partindo de suas
investigações ao longo de quase 20 anos trabalhando com o pensamento Nova Dança
e procedimentos de Educação Somática aplicados ao treinamento e criação nas
artes cênicas em parceria com Cristiane
Paoli-Quito e Tica Lemos na Cia Nova Dança 4.
Num primeiro momento
utilizou-se um sistema de educação do movimento e reorganização dos padrões
neuromusculares, chamado Ideokinesis, para desbloquear e
desautomatizar padrões corporais estratificados das tensões cotidianas e de
outros processos. Zerar, esvaziar a informação, fazer um “reboot” do sistema, além de aprimorar a propriocepção para uma
melhor integração de todos os sistemas do corpo.
Iniciou-se então um
diálogo entre as técnicas, buscando uma apropriação destas, além da
potencialização da expressividade do corpo do ator e de um estado criativo,
lúdico e poético particular.
Em continuidade a todo
esse trabalho inicial integra-se a experiência recente do ator com a “Dança de Ator”, trabalho baseado no exercício da presença cênica e na investigação de
diferentes qualidades de energia, movimentos e impulsos internos do corpo. (Desde janeiro de 2013, Danilo Dal Farra investiga-se nessa pesquisa sob a orientação de Carlos Simioni)
“É o ator descobrindo as potencialidades físicas, psíquicas, emocionais e sentimentais, através de exercícios físicos, da hipertensão muscular, em movimento o ator consegue mergulhar dentro dele mesmo, e nesse mergulho acordar o que há dentro dele. Com isso, ele cria energias extras e amplia a capacidade do seu corpo. O ator fica com percepção ampliada e pode se conectar com a atmosfera e a natureza. Ele cria um campo magnético ativo com o espectador”, explica Simioni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário