maldito transgressor

maldito transgressor
A hipnose é tão aconchegante...
O costume a inércia...
A responsabilidade em ser inteiro adormecida...
A verdade miando lá fora na chuva...
A Televisão que faz o tempo passar tão rápido e confortável...

Não ouço mais os gritos seus
Não ouço mais os gritos meus
Não ouço mais os gritos
Não ouço mais
Não ouço
Não
Ñ
~

HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Históricos - Brazucas (Imagens)




Palhaço Mexirica


Fuzarca e Torresmo



Benjamim de Oliveira - Primeiro palhaço negro do Brasil - Mineiro Nascido em 1870.

Benjamim de Oliveira- De onde é este palhaço: Pará de Minas - MG
Benjamin de Oliveira, “o palhaço negro”, cantor, compositor, autor e ator. Nasceu em 1870, em Pará de Minas, Minas Gerais, Brasil. Nasceu, mas era filho de mãe escrava. Sua infância foi cheia de privações: “muitas vezes” - conta em suas memórias - “passávamos dias e dias comendo abóbora e fubá”.


Picolino


PICOLINO - "Ser feliz! A felicidade me ajuda a viver bem. Tudo o que fiz, se tivesse que fazer de novo, faria com toda alegria e boa vontade! A vida de circo é maravilhosa."



O MESTRE ROGER AVANZI – PALHAÇO PICOLINO

Palhaço Picolino


                                                                  Palhaço Polydoro


OTELO QUEIROLO - PALHAÇO CHIC-CHIC




Antonio Malhone (Pirolito)


*01/11/1922 +25/12/1999

Antonio Malhone nasceu em Nova Europa- SP no dia 01/11/1922 filho de família circense seus pais Maria Rosa Malhone e Julio Malhone, quando ele tinha três anos de idade, seu pai faleceu. Sua mãe sozinha e com um filho pra criar se casa novamente com Jose Alves do Nascimento que o criou como seu próprio filho, foi o pai que ele conheceu.

Aos seis anos de idade Antonio Malhone começou a trabalhar, foi ai que surgiu o palhaço Pirolito.





Dudu Das Neves - Eduardo Sebastião das Neves nasceu no Rio de Janeiro em 1874. Parece que tinha o dom de ser expulso: primeiro foi expulso da Estrada de Ferro Central do Brasil, onde, aos 21 anos, começou a trabalhar como guarda-freios. Saindo de lá, ingressou no Corpo de Bombeiros, de onde também foi expulso. Em 1895 tornou-se palhaço, poeta e cantor, com um repertório popular que variava entre cançonetas, chulas, canções, lundus e modinhas.


George Savalla Gomes, o "Carequinha".
“os palhaços têm um segredo que apenas eles sabem desde que estão no berço”, esses segredos, por ora ridículos - simples -, devem ser revelados para a platéia.






Carequinha


Carequinha



Carequinha



Carequinha - George Savalla Gomes, o "Carequinha".
Numa noite de 18 de julho de 1915, na cidade de Rio Bonito, Estado do Rio de Janeiro, a aramista e trapezista Elisa Savalla, durante uma apresentação noturna no Circo Peruano, sente as primeiras dores do parto. O seu marido, Lázaro Gomes, em pleno picadeiro, pede para ela descer do arame. Assim, num barraco de circo, nasce George Savalla Gomes, mais conhecido como Carequinha. Logo após o parto, seguindo uma bela tradição circense, ele recebe dos artistas os primeiros dos muitos aplausos, que se tornariam uma constante em sua vida.


Brasil José Carlos Queirolo - Torresmo

Torresmo


Arrelia - Waldemar Seyssel nasceu em Jaguariaiva, Estado do Paraná no dia 31 de dezembro de 1905. Filho de família circense, tornou-se personagem marcante na cultura brasileira.



José Carlos Queirolo – Palhaço Chicharrão, nascido em 1889 em Bagé – RS
A estirpe dos Queirolo chegou ao Brasil em 1910 em Sant’Ana do Livramento – RS. Seu líder foi José Queirolo, que aqui chegou precedido de fama internacional. Seu filho foi o famoso Palhaço Chicharrão e seu neto, o Palhaço Torresmo. Os irmãos Queirolo foram famosos acrobatas. A história deles e de José Carlos Queirolo – Palhaço Chicharrão, nascido em 1889 em Bagé – RS, começou em Gênova, na Itália. O avô era açougueiro e, diante de problemas com Garibaldi, que proclamava a República, emigrou com seus três filhos – Antonio, José e Júlio para a Argentina. Foi ali que um deles, José, começou a trabalhar no circo, fazendo papéis dramáticos ao lado de Petra, com quem se casou logo em seguida. Os dois faziam uma bela dupla: ele com uma voz de barítono e ela contralto, diálogo que fazia o público vibrar com as operetas. Tiveram sete filhos: Francisco, Alcides, Irmã, José Carlos, Ainda, Julião, Otelo e Ricardo. Alguns nasceram na Argentina, outros no Uruguai, só Chicharrão era brasileiro. Seus pais tinham um circo e se apresentavam na fronteira, naquela cidade em que um lado da rua é Brasil – a cidade de Livramento e do outro é Uruguai – a cidade de Rivera. O circo estava montado do lado Uruguaio e seus pais se hospedavam no lado do Brasil, por isso, ele é brasileiro. Batizado no Uruguai e viveu sua infância na Argentina.
O Circo “Irmãos Queirolo” caminhou todo o Brasil, passando pelas capitais e pelo interior. Sua história no Brasil teve momentos que marcaram milhões de brasileiros. O circo iniciou pela capital federal, que na época era a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro; na Praça Sanz Pena, na noite de 14 de janeiro de 1917, houve a primeira função do Circo Queirolo, que foi um marco na historia do circo no Brasil. A família Queirolo teve como membros de maior destaque, os seguintes artistas:
• Palhaço Chic-Chic (Otelo Queirolo)• Palhaço Harrys (Julio Queirolo)• Palhaço Chicharrão (Jose Carlos Queirolo)• Palhaço Torresmo (Brasil Jose Carlos Queirolo).
O circo “Irmãos Queirolo” dividiu-se e cada um dos irmãos segui seu caminho. Ao seu modo, cada um preconizou a famosa tradição circense da Família Queirolo, que estes mestres apresentavam para o povo brasileiro.
Jose Carlos Queirolo – Palhaço Chicharrão – através de seus estudos, preconizou a figura do Palhaço Excêntrico no cenário circense nacional. Segundo registros do acervo histórico do Jornal Folha de São Paulo, o mestre Chicharrão foi o primeiro palhaço brasileiro a apresentar um estudo técnico deste personagem no mundo das artes, precisamente em São Paulo no ano de 1927. Tornou-se, pois, mestre e líder. Realizou durante longos anos suas pesquisas sobre o palhaço e o riso proveniente das fantasias do publico. Através de Jose Carlos Queirolo, os artistas circenses puderam idealizar suas pesquisas sobre este estilo de representação cômica, calcada no grotesco. Os Queirolo realizaram um árduo trabalho para colocarem em pratica os seus ensinamentos.
O Sr. José Carlos Queirolo – Palhaço Chicharrão – falece em 28 de janeiro de 1982, aos 93 anos de idade na cidade de São Paulo.


O MESTRE WALTER SEYSSEL: PALHAÇO PIMENTINHA.

Walter Seyssel – Palhaço Pimentinha – trabalhou ao lado de seu tio Arrelia, no programa da TV Paulista, canal 5, no ano de 1953 e depois foi para a TV Record, onde trabalhou durante vários anos. Ele foi dos tempos de ouro do circo no Brasil. Inaugurou uma época na televisão. Pertenceu a uma família que durante quatro gerações, viveu sob a lona. Pimentinha conta que é sobrinho do Arrelia, por parte de pai e Arrelia é 20 anos mais velho que ele, que lhe deu o nome de Walter. Pode-se dizer que Pimentinha nasceu no circo e que é a quarta geração de sua família circense, que se originou na França e se espalhou por diversos paises da Europa e veio para o Brasil. Nasceu em juiz de fora, correu o Brasil e morou em Itu até sua morte em 1993.

A primeira apresentação ao público, de cara pintada, foi aos dois anos de idade. Foi a vez de alguém anunciar, do alto do picadeiro. “Respeitável público, aqui vem Espirro!” E ali entrou o novo palhaço fazendo as trapalhadas que o pai, Paulo Seyssel, o Palhaço Aleluia do circo que ainda esta vivo, havia lhe ensinado. Dali em diante, todos os dias, ele subia no picadeiro, fazia brincadeiras e palhaçadas e depois ia dormir no colo da primeira moça que não tivesse ensaiado ou se apresentado. Ela o levava ate o camarim e entregava-o a sua mãe, Dona Leontina, que na época desfiava o trapézio.
E assim, aos poucos e quase que automaticamente, foi ensaiado. Inicialmente umas cambalhotas, mais tarde vieram o salto mortal e toda espécie de aventura.

Na vida real Espirro chamado de Valtinho ou então de Pimenta ou Pimentinha, de tão levado que era. Não aceitava apanhar de ninguém e mexia em tudo, até com os animais ferozes. Com Arrelia, Pimentinha começou a trabalhar desde cedo, no Circo Seyssel, que já havia sido do seu avô. Valtinho e Arrelia já trabalharam juntos até que, em 1952, os Seyssel e a população de São Paulo entraram em pânico: o circo entrou em chamas, debaixo do Viaduto Santa Efigênia. Daí então sua vida se complicou. Já casado com Amélia Rocha, mulher circense, aramista, comediante e cantora; um filho e outro para nascer, Pimentinha teve que se virar. Com Piolim e Arrelia, foi para a TV Paulista, canal 5. No ano seguinte, em 1953, Arrelia começou a trabalhar na TV Record, onde numa sala pequena, montou seu circo. E ali, entrou também o mestre do riso Pimentinha. Trabalhou até o ano de 1976, desenvolvendo diversas atividades na TV, onde fez papéis dramáticos e dublagens, marcando presença com facilidade em interpretar sotaques de diversas línguas, principalmente a chinesa. De 1976 a 1980, ele atuou em programas infantis da TV Cultura, contracenando com Torresmo.

Walter Seyssel faleceu em 1993, aos 68 anos na cidade de Itu, São Paulo.

“Mestre Piolim”.

Abelardo Pinto, o famoso Palhaço Piolim. Nasceu em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo em 27 de março de 1897. Abelardo Pinto viveu sua infância dentro do circo, envolvido nas mais diferentes atividades. Seu treinamento teve início desde muito cedo, e aprendeu as modalidades de ciclista, saltador, casaca de ferro, acrobata e contorcionista, tendo se destacado nesta última enquanto criança. Aos oitos anos de idade apresentava-se no circo de seu pai como “o menor contorcionista do mundo”. Mesmo obtendo sucesso, o menino Abelardo não gostava de suas exibições, como revela mais tarde em seu depoimento ao Museu da Imagem e do Som: “Com oito anos fazia um contorcionismo primário, que só criança pode fazer”.




Piolim
“O coração do palhaço é uma flor e o palhaço nasceu para doar essa flor para o mundo”
Abelardo Pinto viveu sua infância dentro do circo, envolvido nas mais diferentes atividades. Seu treinamento teve início desde muito cedo, e aprendeu as modalidades de ciclista, saltador, casaca de ferro, acrobata e contorcionista, tendo se destacado nesta última enquanto criança. Aos oitos anos de idade apresentava-se no circo de seu pai como “o menor contorcionista do mundo”. Mesmo obtendo sucesso, o menino Abelardo não gostava de suas exibições, como revela mais tarde em seu depoimento ao Museu da Imagem e do Som: “Com oito anos fazia um contorcionismo primário, que só criança pode fazer”.

“Não fui como os outros meninos, que entravam no circo por baixo do pano. Nasci dentro dele e levava uma vida que causava inveja aos outros garotos. Eu, do meu lado, tinha inveja deles. Eles tinham uma casa, tinham seus brinquedos comuns e podiam ir diariamente à escola. Eu começava a freqüentar um colégio e o circo se transferia. Lá ficava eu sem escola”.

Abelardo Pinto, o famoso Palhaço Piolim, nasceu em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo em 27 de março de 1897. Abelardo Pinto viveu sua infância dentro do circo, envolvido nas mais diferentes atividades. Seu treinamento teve início desde muito cedo, e aprendeu as modalidades de ciclista, saltador, casaca de ferro, acrobata e contorcionista, tendo se destacado nesta última enquanto criança. Aos oitos anos de idade apresentava-se no circo de seu pai como “o menor contorcionista do mundo”.

“A comicidade de Piolin evoca na gente uma entidade, um ser, e de tanto maior importância social que essa entidade converge para esse tipo psicológico geral e universalmente contemporâneo do ser abúlico, do ser sem nenhum caráter moral predeterminado e fixo, do ser “vai na onda”. Nessa ordem geral do ser humano, que parece criado pela inquietação e pelas enormes perplexidades deste fim de civilização, ser que nós todos profundamente sentimos em nós, nas nossas indecisões e gestos contraditórios, é que o tipo de Piolin se coloca também”.
Mário de Andrade

Não é possível conversar Piolim com quem não viu Piolim. E muito menos ainda se aprende Piolim com leituras. Não adianta. O conjunto de homens, mulheres e crianças que viram e ouviram Piolim formam uma maçonaria. Há uma cumplicidade misteriosa entre as pessoas que viram Piolim, e os não-iniciados são inflexivelmente afastados.

No Circo Piolim não há só Piolim. Há uma porção de outras coisas e eu vou contar tudo.

Eu sei de uma coisa que não sei se é minha mas que em todo caso é verdade. Diferentemente das outras artes, pintura, escultura, música, cinema, em que as coisas podem ser ótimas, más, regulares e péssimas na Acrobacia tudo é sempre bom e ótimo. Porque se não for, os artistas levam um tombo. Um pianista quando erra um compasso, o piano não avança para ele com sua alva e temível dentadura. Ora, direis, a vaia é muito pior. Ora, o que é a vaia perto de um acidente de pirâmide de quatro andares? Aí sim, a moça gorda do segundo andar pode cair em cima de um dos alicerces ou então o garotinho louro do pináculo pode partir a testa no chão. Mas nunca há nada disso. Não há acidentes de Circo fora de fitas de cinema. E nas fitas de cinema em que há desastres de Circo é sempre devido a sabotagem. E nunca essa sabotagem é culpa do Circo, é sempre por causa do enredo, de maneira que os acrobatas fazem sempre coisas que a gente não sabe fazer, nunca erram, e são muito bons. Bem, quer dizer, às vezes eles erram, não é, mas seria melhor para os inimigos do Circo que eles não errassem. Ha! que lição que os acrobatas dão quando erram. Querem ver? – Já foi armada a gangorra na Pista do Circo Piolim. O Raul – é claro que não vou apresentar o Raul, espero que estejamos entre gente que conheça o Raul - o Raul, pois, sobe numa torre armada no lado levantado da gangorra e prepara-se para saltar com todo seu peso e seu ventrão de atleta aposentado sobre esse lado da gangorra. Do outro lado o mocinho magro, aquele que dorme e sonha em cima de um bicicleta, deverá ser lançado ao ar, dar uma cambalhota, e cair de pé em cima do ombro do espanhol, o palhaço espanhol mesmo, aquele que está o tempo todo na pista para lembrar que, apresente-se o que se apresentar na pista, cantores mexicanos, sapateadores, declamadores (se a Galeria deixar), para lembrar, pois, que apresente-se o que se apresentar , está-se num Circo. O Raul dá pois o pulo em cima da gangorra, o garoto vai para o ar e erra. Uma vez, duas vezes. O público do Circo, que é, de todos os públicos de todas as artes, o mais solidário com seus artistas, espera excitado mas confiante. Os acrobatas usam dessa solidariedade com extrema discrição, confabulam um pouco e voltam, O filho de Piolim substitui Raul no alto da torre, um rapaz de olhos puxados, certamente o filho da japonesa, substitui o garoto magro. Um homem, será possível que eu esqueci quem é? sobe no ombro do Raul. Tárárá rárárárá. O garoto de olhinhos puxados vai para os ares e cai em pé sobre os ombros do Raul. As palmas entusiásticas são interrompidas pelo aparecimento de um pau muito comprido com uma cadeira lá em cima. A gangorra é preparada novamente, tudo está pronto. Tárárá. Pum. O garoto sobe, dá duas voltas completas no ar e senta-se na cadeira com a calma com que um representante da General Motors se instala numa poltrona do hall do Esplanada. Delírio. Os acrobatas homens sorriem com os braços rijos abertos, e os acrobatas mulheres se desmancham em agradecimentos. Larálaritintintan. Lalaraitantan. Outro número.

Os homens fardados que guardam a cortina donde sai toda essa gente extraordinária trazem umas cadeiras e colocam sobre elas três bonecos mortos. Surge um cavalheiro de smoking; já foi embora. Tem mais.

O mágico é o único cínico do Circo. Ele surge de turbante e chambrão oriental. Mas vai logo tirando. Os espertos, sempre os há nos circos, podem pensar que é no turbante e no chambrão que estão escondidos os coelhos e as pombas. Os espertos também acham que a secretária do mágico tem as pernas bonitas para desviar a atenção do público, de maneira que eles, os espertos, não olham para as pernas da secretária para não perder um instante os gestos cabalísticos do mágico. O mágico é o martírio dos espertos. A secretária entra na caixa cheia de furos e o mágico começa a enfiar as espadas. Os espertos se cutucam logo e cochicham - as lâminas são recolhidas dentro da bainha. Só falta o espadagão do alto que é enfiado com certa dificuldade. Abre-se a caixa, a secretária desapareceu. Os espertos não se dão por vencidos - isso é jogo de espelhos. Adiante.

Os cachorrinhos: uns lulus meio amarelos, não se sabe se é pó ou se são bastardos. No meio um viralata descarado, peladão, com umas manchas pretas, balançando a metade de rabo. Tarárárá. Ninguém tinha percebido uma escada de corda imensa que vai até em cima. Um cachorrinho sobe, cauteloso' olhando para os lados, para baixo, hesitando, experimenta o terreno (coitadinho está com medo), chega lá em cima, põe duas patinhas de fora, se arrasta todo e se atira finalmente no pano-rede que o espera em baixo. Ufff! Nem trapezista tem rede. Mas outro cachorrinho já está subindo pela escada, lampeiro, apressado, e com a mesma displicência e entusiasmo tenta andar no vácuo. O viralata não parou um instante de latir, dar saltos cá embaixo. Agora deve ser a entrada de Piolim e Raul.

É sim. Raul, muito branco de pó de arroz, com seus calções, nos coloca na plena tradição secular do Circo. Piolim agradece as palmas com meneios cheios de gentileza feminina. Piolim, assim como Charlie Chaplin, pode ser gentil e feminil porque não é nunca equívoco. Piolim passa despreocupado e vê Raul com um funil na mão e uma moeda na testa. Dá uma espiada e continua o caminho. Pára, olha mais um pouco, quer continuar a andar mas não resiste "O que éééé isso hhheem?" Pronto, lá vai Piolim cair no conto do funil. E vem uma do repertório acumulado de mais de cem anos de Circo. Piolim interpreta a "Imagine se as vacas voassem", quando chega o "mas não era barrrro", parece que nada mais é possível. Mas Piolim faz hipóteses sobre os detalhes do acontecido - "E o passarinho pulava de galho em galho. Ele quis pular num galho um pouco distante, precisava fazer mais força, juntou as asas e a ahuhuhu, sesgrassssççççado". Piolim vai embora, mas ele volta logo. Já deve estar na hora do intervalo. Não, ainda tem um número.

Mas o que é isso? Um casal de mexicanos vai cantar. Mas... a mulher não é mulher, é homem vestido de mulher. A galeria se agita. O guardião não quer confusões na pista imaculada do Circo.


Intervalo. É melhor não ir fazer pipi porque precisa entrar na fila.


A pantomima.

Quando Piolim é ruim é que a gente vê como ele é bom quando ele é bom.

No "Peso pesado", uma de suas burletas mais medíocres, Piolim deixa de lado os recursos imensos de mímica que possui; mesmo de seu fabuloso repertório de maneiras diferentes de andar, de parar, ele não lança mão. Ele é um homem que tem e dá um peso horroroso. É tímido de gestos, humilde, acachapado. Ele tenta sair de seus lineamentos clássicos e é ruim o tempo todo, quase o tempo todo porque subitamente deparamos com a seguinte cena: Piolim depois de inutilmente procurar emprego volta para casa, tira o paletó e vai para o quintal. Um amigo vem procurá-lo e surpreende Piolim em pleno trabalho. Esse momento é admirável, Piolim surge em cena sem paletó, suas calças imensas seguras pelos seus incríveis suspensórios, tristonho e sorridente, esfregando a mão esquerda na calça para limpar um pouco, e segurando na mão direita uma pobre gaiola enferrujada com os araminhos todos entortados. Piolim coloca a gaiola cuidadosamente em cima de uma mesa e começa a prosear com o amigo.

Num dado momento este pergunta a Piolim o que está fazendo atualmente. Piolim, entre benevolente com seu destino melancólico e satisfeito em informar (Piolim adora informar) explica: - "Eu agora estou trabalhando no conserto de gaiolas quebradas".

Piolim membro da "Sociedade de guerra às mulheres levianas" é surpreendido pela família numa casa suspeita, bêbado, fantasiado com um vestidinho muito curto, sem mangas e com um pandeiro. É uma cena que procura diretamente o grotesco e que no entretanto não anula a inatingível ingenuidade essencial que Piolim possui.

Que coisa terrível quando Piolim encontra um gago! Se torce, se belisca, dá voltinhas em torno de si mesmo, pensa que o gago está dizendo coisas feias, faz sugestões, erra sempre, irrita o gago, começa a gaguejar também. Piolim detesta gagos, mas Piolim é freqüentemente sereno: - "O senhor é gago mas é um homem honesto" .

Piolim dá detalhes sobre sua família e a origem de seu nome - "Minha mãe era Piola e o meu pai Piolão".

Quadrinha da "noite de São João"; marcha militar do "Reservista Ventura"; tango do "delicias da vida conjugal". Piolim bailarino.
Como disse não sei quem foi, ser poeta é impor suas gafes. Piolim poeta.
Alerta Piolim heróico, vencedor em todas encrencas e de todos inimigos. O mais terrível você ainda não liquidou - é o Teatro.

Texto inédito de PAULO EMÍLIO SALLES GOMES (1916-1977),


Esses dias recebi um presente que quero divulgar aqui. Chegou aqui em casa o livro "Piolin. A trajetória iluminada do maior palhaço brasileiro" com dedicatória ao Palhaço Gastão (eu) de uma amiga de minha mãe Jair Yanni. É da Editora COC. Uma oportunidade de mergulhar mais um pouco na vida dessa figura linda que é Piolim. Danilo Dal Farra


“A comicidade de Piolin evoca na gente uma entidade, um ser, e de tanto maior importância social que essa entidade converge para esse tipo psicológico geral e universalmente contemporâneo do ser abúlico, do ser sem nenhum caráter moral predeterminado e fixo, do ser “vai na onda”. Nessa ordem geral do ser humano, que parece criado pela inquietação e pelas enormes perplexidades deste fim de civilização, ser que nós todos profundamente sentimos em nós, nas nossas indecisões e gestos contraditórios, é que o tipo de Piolin se coloca também”.
Mário de Andrade


VEJA MAIS DESSES BRAZUCAS HISTÓRICOS NO POST "FOTOS HISTÓRICAS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário